Essa é uma pergunta que me fizeram recentemente num comentário deste blog, provavelmente usando o termo igreja como identificador de denominação cristã. A primeira coisa que é preciso pensar é qual o critério que se pode usar para definir qual a igreja que merece mais crédito? A experiência? A longevidade? O número de membros? A taxa de crescimento numérico? A quantidade de pombos que dorme à noite no seu telhado? A que recebe mais crédito do banco? A que envia mais missionários?
Na minha opinião, nenhum destes critérios serve para mais do que para lutas insignificantes. Na minha opinião, a igreja com mais crédito é aquela igreja que está mais perto dos princípios de Cristo. É a que está mais perto de Deus. É a que segue os mandamentos e a prática de Cristo mais à risca.
Tendo em conta isso, a resposta à pergunta é nenhuma. Porquê? Porque esse é um critério que é muito subjectivo do nosso ponto de vista. É super objectivo do ponto de vista de Deus, mas nós não temos capacidade suficiente para definir qual é a igreja com mais crédito, porque nenhum de nós tem a capacidade de ter a percepção completa dos princípios e práticas de Cristo. Só Deus sabe.
Todas as igrejas têm erros e pecados, e se afirmamos que a nossa é a melhor, adicionamos a todos esses erros e pecados a prepotência e a falta de humildade. Tudo o que podemos fazer é, dentro da nossa própria consciência, tentarmos compreender e cumprir o caminho de Cristo o máximo possível. Quanto ao resto, cabe a Deus julgar.
09 outubro 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Mas não podemos pôr de lado alguns dados objectivos que até já nomeaste.
No resto plenamente de acordo.
Afirmas então que é possível ao ser humano definir objectivamente qual a igreja que merece mais crédito?
Estou de acordo. Cristo é o padrão mas não somos nós que podemos avaliar na totalidade de essa igreja está perto ou longe do padrão. O mal de mta coisa é pensarmos que podemos avaliar coisas...
Enviar um comentário