Muitas boas ideias são mortas à nascença por nos armarmos em "advogados do diabo", ou usando a versão mais tuga, "velhos do restelo". É fácil criticar as ideias dos outros, especialmente porque não nos deram trabalho nenhum. Mas armar-nos em velhos do restelo tem duas consequências óbvias.
Primeiro, derrotamos à partida uma ideia que poderia ter sido muito boa. Quantos de nós continuamos a defender uma ideia que acabamos de ter se as pessoas à nossa volta a deitarem abaixo? Por melhor que essa ideia seja, é natural desistirmos dela. Em vez de começarmos logo a mostrar o lado negativo dessa ideia, é melhor começarmos a debater em como fazer dessa ideia um sucesso. E se no decorrer do debate chegarmos à conclusão de que aquilo não tem pernas para andar, então aí sim, desistir.
Segundo, se a nossa atitude em relação às novas ideias é sempre negativa, as pessoas vão desistir de dar novas ideias. E sem novas ideias, sem inovação, estagnamos, e tornamo-nos irrelevantes ao mundo à nossa volta que continua a evoluir.
Nota: Inspirado aqui.
04 janeiro 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário