09 janeiro 2006

Duas formas de decisão

Numa comunidade há duas formas de decidir as coisas.

A primeira, é quando o líder (ou equipe de liderança) decide o que se vai fazer, e depois comunica aos outros membros o que decidiu, pedindo a opinião do resto da comunidade. Mas independentemente do que as pessoas acharem, o seu papel principal será de defender a sua posição e convencer as pessoas de que é a melhor coisa a fazer. O resultado disso é a comunidade tornar-se amorfa, não participativa, deixando tudo a cargo do líder.

A segunda forma é quando tudo o que é decidido vem de todos, e não de uma equipa de liderança. As ideias são lançadas, mas a forma como vão ser implementadas e se vão ser implementadas é decidida por todos. O projecto só avança se for algo que todos desejam, e a forma como será desenvolvido partirá de todos, e será feito por todos. O resultado disso é uma comunidade participativa e motivada, onde os relacionamentos se mantêm fortes e saudáveis.

Sem dúvida que a segunda forma é muito mais fácil de fazer quando a comunidade é pequena. Para comunidades grandes algo diferente terá de ser feito, mas em comunidades pequenas não há razão para não usar a segunda forma.

Sem comentários: