04 novembro 2005

Usabilidade

Ontem estive no 2º Seminário de Usabilidade. Foi interessante, e deu para organizar algumas boas ideias. Mas houve algo que me saltou à vista pelo lado negativo, que acho que pode aplicar-se a muitas coisas. A sensação que dá é que em muitas coisas quere-se standardizar a forma como os sites são organizados, porque determinados estudos dizem que essa é a melhor forma em termos de usabilidade. Mas esses estudos foram feitos em determinados contextos, por isso, é impossível extrapolar essas conclusões para contextos que são completamente diferentes.

O mesmo acontece em muitas outras coisas. Quando uma igreja é "plantada" muitas vezes é baseada em estudos feitos noutros contextos. E tomamos isso como verdade. Não pode ser assim. Cada comunidade tem as suas especificidades, e é necessário gastar tempo para a conhecer melhor, e para ver o que melhor vai ao encontro das suas necessidade.

No passado esse erro foi disseminado. Os missionários ocidentais que íam como missionários para o hemisfério sul, não só levavam o cristianismo, como também a sua cultura. E em vez de respeitarem a cultura do povo, tentavam impingir-lhes a cultura ocidental, criando uma relação perigosa entre a cultura ocidental e o cristianismo. Tenhamos cuidado para não fazer o mesmo.

Sem comentários: