16 novembro 2005

Mais 3 anos e meio de vida

Hoje, no destak, veio a notícia de que uma pessoa que faz exercício físico intenso, aumenta a sua esperança de vida em 3 anos e meio, ao passo que a pessoa que faz exercício moderado, aumenta ano e meio. Desculpem lá, é só isso? É porque se é só isso, não vale a pena. Vamos lá a fazer as contas.

Cada semana tem 168 horas. Dessas 168, dormimos 56 horas, sobram 112 horas. Dessas 112 horas trabalhamos 40, e gastamos 7 a caminho do trabalho, pelo que sobram 65 horas. Dessas 65 horas, gastamos 14 horas em refeições, pelo que sobram 51 horas de tempo livre semanal. Nem vou contar com o tempo que gastamos a fazer coisas como perder tempo nas finanças, mas vamos arrendondar para 50 horas por semana. Como o ano tem 52 semanas, temos 2600 horas por ano de tempo livre.

Para fazermos exercício moderado, precisamos de gastar pelo menos 3 horas por semana, mas como tb há o tempo de deslocações, vamos arredondar para 4 já a contar com a delocação, partindo do princípio que o ginásio fica de caminho. Isso são 208 horas por anos. Se fizermos exercício assim dos 20 aos 50 anos, gastamos 6240 horas nisso. 6240 horas que nos valem mais ano e meio de vida, que vale 3900 horas a mais de tempo livre de vida. Ou seja, gastamos 6240 horas a fazer exercício físico para ganharmos mais 3900 horas de vida. Se é para isso, não vale a pena!

Eu acho que vale a pena fazer exercício físico sim, mas a fazer algo que nos dá gozo. E não para termos mais ano e meio de vida, mas porque nos faz sentir melhor, e assim aproveitamos melhor o tempo de vida que temos. Agora para aumentar o tempo de vida, quando ainda por cima isso não está nas nossas mãos...

1 comentário:

Paula disse...

Ai Nuno, fizeste-me rir... LOL
Nada como analisar as coisas racionalmente.