14 dezembro 2005

Acesso directo a Deus

Jesus veio, entre outras coisas, para restaurar o relacionamento entre o homem e Deus. Graças a Jesus, hoje temos acesso directo a Deus, sem precisarmos de intermediários. Mas o homem parece ter problemas com esse conceito. Basta ver o que acontece nas várias igrejas cristãs.

Na igreja católica existem vários intermediários. O padre, os santos, e Maria. Confessam-se ao padre em vez de se confessarem directamente a Deus. Rezam aos santos e a Maria em vez de falarem directamente com Deus. Alguns chegam até a adorar Maria, quando deviam adorar somente a Deus.

Na igreja evangélica, muitos desses intermediários foram cortados. Confessam-se a Deus, e falam directamente com ele, pelo menos na maioria das vezes. No entanto continuam a ter um intermediário em muitos dos casos: O pastor. Muitos preferem pedir ao pastor que ore por eles, pois pensam que a oração do pastor tem mais poder que a oração deles. E acreditam que tem ainda mais poder se for feito no fim de um culto, na zona do altar da igreja-edifício. Como se Deus estivesse mais limitado a nos responder se a oração for feita fora desse contexto.

A culpa desta situação tem duas faces. Por um lado alguns líderes alimentam essa dependência. Por outro lado, algumas pessoas querem intermediários para não terem de se responsabilizar pelos próprios actos. E com isso perdem um dos maiores presentes que Deus nos deu, o acesso directo a ele.

Sem comentários: