12 dezembro 2005

Oração: Ritual ou vivência com Deus?

Oração é falar com Deus. A questão que se põe é: isso deve ser feito de uma forma ritualizada, ou no contexto de uma vivência com Deus? Analisando a minha vida no passado, e a igreja no geral, muitas pessoas, apesar de acreditarem terem um relacionamento com Deus, fazem-no de uma forma ritualizada. Separam um determinado tempo por dia ou por semana para falar com Deus, como se no resto do dia Deus não estivesse connosco, e falam com todas aquelas palavras teológicas que nunca usariam com outras pessoas.

Uma boa comparação foi dada por uma rapariga canadiana que está no nosso grupo. Ela tem um namorado, que ficou no Canadá. E de vez em quando telefona-lhe. No pouco tempo que tem para falar, tenta falar de todas as coisas importantes. Mas quando ela está no Canadá, ela fala com ele sempre que está com ele, e fala tanto das coisas importantes, como das coisas mais banais.

Muitas vezes falamos com Deus como se estivessemos a falar por telefone numa chamada de longa distância. Temos aquele tempo para falar com ele, e falamos só do mais importante. Mas Deus não está longe, Deus está no meio de nós. E devemos relacionar-nos com Ele como fazemos com a nossa família. Falando às vezes das coisas mais banais, constantemente, ao longo do dia. O nosso relacionamento com Ele deve ser constante, e não esporádico. Afinal de contas, Deus está no meio de nós, ou não está?

1 comentário:

Paula disse...

Sim, Nuno, é verdade. E se não vivemos constantemente com Deus, falando com Ele, estamos a ser cumpridores de regras religiosas... Estamos, por mais que digamos que não.
E se falamos de tudo com determinadas pessoas, ainda mais deveríamos falar com Deus.