14 dezembro 2005

A santidade do altar

Uma coisa que sempre me fez impressão é a reverência que as pessoas têm pela igreja-edifício, especialmente a zona do púlpito, a que alguns denominam "altar". Essa "reverência" não pode vir da igreja primitiva, pois eles reuniam-se em casas. Não pode vir do novo testamento, pois lá está escrito que nós é que somos o templo vivo de Deus, e não o edifício. Algures no tempo alguém se lembrou de começar a instituir essa tradição, que continua a ser seguida nos dias de hoje, sem que ninguém questione o porquê disso.

Acho esta tradição particularmente destrutiva, porque coloca o foco no edifício, em vez de colocar o foco nas pessoas, como deveria. Leva os cristãos a pensarem que só no edifício se manifesta a presença de Deus, ou pelo menos que só no edifício se pode experimentar a presença de Deus de uma forma mais intensa. Cria uma dependência no edifício para sentir a presença de Deus, para estar com Deus.

Não é o edifício que proporciona tudo isso, mas sim o facto de os cristãos estarem juntos, com o propósito de louvar e adorar a Deus, acreditando que Deus está no meio deles e que se manifestará. Podia ser feito em qualquer sítio: Num cinema, num estádio de futebol, na praia, onde quer que fosse, porque o que interessa é o povo de Deus estar junto para o adorar. O sítio onde o fazem é meramente circunstancial.

Sem comentários: