05 dezembro 2005

Fim de semana descansado

Este deve ter sido o fim de semana mais descansado que já tive na minha vida. Ficámos hospedados no Monte Barata, uma propriedade da Quercus no limite do Parque Natural do Tejo Internacional. É um sítio maravilhoso. Longe de tudo o que é civilização. O Monte Barata fica a cerca de 5 km (de terra batida, na maioria) de Monforte da Beira, que já é uma povoação bem remota, por isso imaginem o quão remoto é. Até tínhamos de atravessar um ribeiro com o carro para chegar lá. Música dos pássaros durante o dia, e silêncio total à noite, com um céu cravejado de mais estrelas do que alguma vez tinha visto.

Mas o fim de semana não foi só isso. Aproveitamos para ir à serra da estrela ver a neve, visitámos também Monsanto, Idanha a Velha e Vila Velha de Ródão. Gostei especialmente de Monsanto, é um aldeia espectacular. Outro ponto alto foi a ponte romana, do século II, que atravessa o rio Tejo a caminho de Alcántara (isso já em Espanha). A ponte é enorme, é mesmo impressionante. As coisas que eles já eram capazes de fazer.

Tudo isto fez-me pensar o quanto a vida pode ser simplificada. E parece que o nosso organismo dá-se melhor com um ambiente simples, sem stresses, do que com o ambiente acelerado em que vivemos nos dias de hoje. Já nem há tempo para contemplar a obra de Deus, quanto mais o próprio Deus...

Sem comentários: