06 dezembro 2005

Líderes precisa-se

O líder é um elemento fundamental de uma comunidade. Se as coisas não estão a funcionar bem numa comunidade, quase sempre se pode apontar o dedo à liderança (ou à falta dela). Se as coisas estão a funcionar bem, grande parte do mérito tem de ser dado ao líder, que tem a responsabilidade de dinamizar e orientar as pessoas.

Por essa razão, preocupa-me que os seminários tenham cada vez menos alunos, e que os líderes das igrejas sejam cada vez mais idosos. Qual a razão disto estar a acontecer? Porque será que a liderança não atrai os jovens? Será porque os líderes actuais não dão oportunidades aos mais jovens de se tornarem líderes? Ou será porque os jovens se sentem atraídos por outras coisas mais "interessantes"?

Não tenho uma resposta certa para este problema, mas pelas conversas que tenho tido com várias pessoas, e pelas vária igrejas que conheço, a preparação de pessoas para a liderança não é vista como uma prioridade. Não só os jovens não são incentivados a isso, como ninguém está disponível para investir neles o tempo necessário para se tornarem jovens capazes.

Precisamos de líderes, e líderes capazes. Precisamos que as lideranças actuais invistam nisso diligentemente, procurando pessoas motivadas e preparando-as. Só assim inverteremos esta tendência perigosa.

4 comentários:

entre-aspas disse...

Sem ovos não se fazem omoletes.
Vejo muitos "ovos" a apontarem responsabilidade aos líderes, mas não os vejo a assumirem iniciativa, dedicação e zelo.
Ser "quebrado, mexido e batido" para que o resultado seja uma omolete saborosa e bem encorpada.

Nuno Barreto disse...

Que o problema existe, não há dúvida. Se a culpa é dos líderes ou não, isso é uma questão difícil de responder. Por acaba por ser uma não questão, ou uma questão menos importante.

A questão mais importante será, então, o que se deve fazer em relação a essa situação. Se o problema está em os ovos não mostrarem iniciativa, o que é que os está a desmotivar? O que precisa ser mudado para que voltem a estar motivados a se tornarem líderes?

Esta questão não é fácil de responder, mas é importante.

Jorge Oliveira disse...

Liderança motivada e motivadora que atraia gente com o seu exemplo de vida e carácter.

Anónimo disse...

Creio que falta discipulado em nossas igrejas hoje em dia, a falta de motivação dos jovens para o ministério é uns dos resultados disso. Assim como Jesus fez com seus discípulos, é necessário acompanhar, andar junto com as pessoas e ensiná-las as Escrituras. Abraços.