27 dezembro 2005

O que se passa com as Felosinhas?

A felosinha é uma ave insectívora. É normal vê-las perto de ribeiros, lagos, sapais a comer insectos. Costumam ficar pousadas a observar, e quando um insecto passa a voar perto delas, levantam voo, apanham-no, e voltam ao poiso.

Estas felosinhas tinham um comportamento completamente diferente. Iam de flor em flor, por vezes pousando no caule da flor, outras vezes pairando como os colibris, e punham o bico bem lá dentro das flores, como se estivessem a alimentar-se do pólen. Nota-se bem a zona à volta do bico tingida da cor do pólen daquelas flores.

Não estive a escarafunchar as flores, mas ao que tudo indica estavam a alimentar-se de algum insecto que se escondia nas flores. Talvez pulgões, ou outros do género. Devia valer bem a pena, pois estavam de tal maneira concentradas na alimentação, que deixavam-me aproximar delas cerca de um metro. Teria conseguido muito mais fotos, se a minha máquina tivesse foco manual, ou um auto-focus mais rápido...

Felosinha (Phylloscopus collybita)Felosinha (Phylloscopus collybita)

3 comentários:

lupan disse...

obrigado pela ajuda....lindas fotos!

Anónimo disse...

Pois... E eu que cheguei a pensar que aquela cor-de-tijolo à volta do pescoço da felosa poderia ser natural...

Bom, mas indo à alimentação. Bisbilhotices pela net indicam que as felosas não são exclusivamente insectivoras. Sementes e até frutos podem fazer parte da dieta. Esta página mostra, por exemplo, uma felosinha interessada numas baguitas com ar apetitoso:

http://nationalzoo.si.edu/ConservationAndScience/MigratoryBirds/Featured_Birds/default.cfm?bird=Tennessee%20Warbler

Por outro lado, o reportório comportamental de «caça» ao insecto também parece ser bastante variado. Há uma descrição muito engraçada aqui:

http://www.newton.dep.anl.gov/natbltn/100-199/nb190.htm

E pulgões com pólen, então, deve ser coisa de Tavares Rico das felosas.

PS. Como eu entendo essa história do autofocus...

Nuno Barreto disse...

Muito interessante, obrigado pela informação extra.