28 setembro 2005

Aborto Reloaded

Hoje o parlamento aprovou um novo referendo ao aborto. Nada de novo, todos já esperávamos isso.

A diferença entre os apoiantes do aborto e os que são contra é simples. Os que são contra acreditam que o ser humano o é desde o momento da concepção, e os outros acreditam que só a partir das 5/10/15/20 semanas (aí há para todos os gostos). Eu sou contra o aborto, porque considero que um embrião é um ser humano. E como tal, matá-lo é um assassínio. Mas compreendo que outras pessoas tenham uma visão diferente da coisa.

Quanto ao referendo, eu vou votar não. Mas para ser sincero, o resultado do referendo para mim é irrelevante. O que é para mim relevante, é se a igreja em vez de limitar-se a criticar quem o faz, vai ter a coragem de apoiar as pessoas que não têm condições para ter os filhos. Sim, porque aquelas que abortam porque sim, pouco há a fazer. Abortam quer seja legal ou não. Mas há pessoas que gostavam de ter os filhos, e por pressões económicas, socias, ou familiares optam pelo aborto. E se a igreja decidir levantar o rabo do sofá confortável para ir ajudar essas pessoas, aí sim vamos fazer a diferença. Se a igreja não o fizer, continuará a ser apontada como os velhos dos marretas, que criticam da sua posição de conforto, e não se importam realmente com as pessoas que estão a passar por essas situações.

3 comentários:

Paula disse...

Pois é, Nuno, concordo contigo. Muitas vezes estamos prontos a marcar a nossa posição e pouco dispostos a ajudar quem aborta... Mas isso é como tudo na Igreja... emitir opiniões é mais fácil do que fazer...
E eu, tb sendo contra o aborto, compreendo muito bem algumas pessoas que o fazem num acto de desespero...

Anónimo disse...

Já há associações evangélicas que fazem esse tipo de trabalho. Claro, são pouco conhecidas e pouco apoiadas. Mas há.

Nuno Barreto disse...

Sim, conheço uma. Espero que surjam ainda mais.