18 setembro 2005

Experimentar binóculos

Na sexta comprei uns binóculos novos. Uns Nikon Action 10x50CF (O melhor que havia tendo em conta o que eu queria gastar). E então ontem fui experimentá-los. Fui a tudo o que era sítio, com todo o tipo de condições. Dentro da floresta, na praia, com sol, com céu nublado (o tempo ajudou), com céu nublado dentro da floresta, e fiquei impressionado com a qualidade dos binóculos, em todos os aspectos. Para quem estava habituado a uns com um diâmetro de 25, a diferença é abismal. Uma definição de cor e de luz muitíssimo maior, e uma maior área de visualização.

A maior diferença nota-se dentro da floresta, onde há muito pouca luz. Consegui ver várias espécies com uma nitidez imensa. Vi dois Chapins Azuis em que o azul estava super brilhante, assim como no chapim real, onde deu para ver claramente as tonalidades esverdeadas no manto (zona por detrás da cabeça).

Num dia que era só para experiências, como bónus, acabei por ver um pássaro, que nunca tinha visto, um Papa moscas (Ficedula hypoleuca). E ainda por cima vi-os várias vezes em vários sítios. Acho que a conta vai agora em 139 espécies vistas, a contar com a Coruja das Torres (Tyto alba) que vi no outro dia por mero acaso.

Acabei também por tirar umas fotos a umas gaivotas de patas amarelas (as mais comuns):

Gaivota de patas amarelas (Larus cachinnans)
Gaivota de patas amarelas (Larus cachinnans)

3 comentários:

Paula disse...

Parabéns pelos binóculos novos e pelas fotos, estão muito giras.

Voice_Of_The_Opressed disse...

São realmente as gaivotas mais comuns, essas e as argenteas q sao uma praga nalguns sitios!!
Eu sou um grande apreciador da natureza e da fauna no geral, e é com grande tristeza que vejo a forma como o pais que é tao rico em fauna e flora ser tao mal gerido nesses campos, já fui falcoeiro, e as aves de rapina sao uma das minhas paixoes, ja conseguiste observar algum gavião ou açor??? São muito dificeis de se ver

Nuno Barreto disse...

Neste momento já são consideradas uma praga. Devido ao facto de se alimentarem de tudo (são comuns nas lixeiras), e acabam por roubar espaço às outras espécies que não têm esse tipo de hábitos. Algumas espécies de gaivotas estão em risco devido a isso.

Falcões e águias já vi muitos, e até vi alguns abutres. Agora gaviões ou açores ainda não consegui ver :( . O facto de não ter telescópio também dificulta.

Acho que ontem vi um gavião, mas não tenho a certeza. A posição em que estava pousado parecia indicar que era um. Mas como não se pode parar na auto-estrada, não deu para ver melhor...