07 setembro 2005

Institutos Bíblicos

O verdadeiro ensino académico vai além da teoria dada nas aulas. Mais importante que a teoria, que pode ser aprendida nos livros, é o contexto em que ela nos é ensinada. A oposição e a necessidade contribuem para o ensino bem sucedido.

Quando somos confrontados com outras realidades diferentes, o nosso cérebro é muito mais exercitado. Quando vejo posições e ideias que vão contra aquilo que a minha denominação defende, sou obrigado a tentar perceber porque os outros acreditam como acreditam, e sou levado a chegar uma conclusão muito mais fundamentada. Passo a saber as coisas por mim, em vez de saber apenas porque os outros assim disseram. É por isso que eu acredito que um Instituto Bíblico deve ser inter-denominacional. Por essa razão eu continuo a insistir no IBP do Tojal, quando o Seminário Batista fica muito mais perto de casa.

A necessidade é o outro factor importante. Se tentei aconselhar alguém e tive dificuldades, conseguirei extrair muito mais de uma disciplina de aconselhamento. Por um lado porque tenho interesse, por outro lado porque já tenho uma ideia de quais as dificuldades que precisam de resposta. Como conjugar isso com o ensino académico? Temo que a sociedade não esteja preparada para isso...

1 comentário:

Paula disse...

Concordo que os institutos bíblicos devem ser de várias denominações... o facto dos institutos e escolas bíblicas é algo que, na minha opinião, deve ser repensado...