28 setembro 2005

Paixão precisa-se

Não, não é esse tipo de paixão. É o tipo de paixão que nos leva a fazer algo, é o tipo de paixão que nos tira a indiferença, é o tipo de paixão que nos leva a agir.

A paixão é a melhor coisa para motivar uma pessoa, e o amor é a melhor coisa para manter a pessoa motivada. Se a pessoa não se apaixona por um projecto, nunca dará o passo de se envolver nele. E se não criar amor por esse projecto, o seu envolvimento durará apenas enquanto a sua paixão durar.

Muitas vezes os líderes perguntam como motivar as pessoas a fazer algo. Têm um projecto, e querem que as pessoas adiram a ele. Penso que o processo deve ser ao contrário. Devemos ver quais são as paixões das pessoas, perceber quais os projectos que elas ambicionam. Se os descobrimos e os desenvolvemos, bem cedo perceberemos que não é preciso motivar as pessoas, porque a motivação sempre esteve lá. Tentar que elas façam algo pelo qual não têm interesse é que não leva a lado nenhum.

1 comentário:

Vilma disse...

Ainda ontem falava sobre isso mesmo com uma irmã: precisamos de paixão, entrega. Mas por vezes, há quem encare a palavra "paixão" com maus olhos...e esquecem-se da paixão de Deus por nós. É ou não paixão?
Paixão precisa-se urgentemente!