04 junho 2005

De volta à passarada

Depois de este ano ter perdido quase a primavera toda, devido à casa nova, finalmente fui fazer mais uma saída de campo. Esta foi no Estuário do Tejo, organizado pela SPEA, da qual sou sócio.

Foi um bom dia. Identifiquei 6 novas espécies (novas para mim, claro), sendo que três delas foi de certeza a primeira vez que vi. Com isso, a minha conta passou para 116 aves vistas em liberdade. Não estou a contar aquelas que eram claramente fugas de cativeiro ou que estão mesmo em cativeiro. As que penso que já tinha visto, mas que por não ter certeza não tinha apontado, são:

Andorinhão Preto (apus apus)
Chilreta (sterna albifrons)
Milhafre Preto (milvus migrans)

As que vi de certeza pela primeira vez:

Gaivotão Real (larus marinus)
Goraz (nycticorax nycticorax) - Bastante raro. O que vi era juvenil.
Fuselo (limosa lapponica)

Para além disso vi bastantes outras, entre elas dezenas de flamingos, algumas garças, pilritos, borrelhos, etc. Mas não vi muita variedade. Infelizmente não consegui tirar uma boa foto, estavam todos muito longe. Isto com grupos grandes é difícil fazer a aproximação.

Quem me dera ter um telescópio!

Sem comentários: