05 junho 2005

Movimento Emergente

Visto que mencionei o movimento emergente, se calhar faz sentido que ao menos defina o que é. Uma boa definição pode ser encontrada aqui, mas mesmo assim vou tentar explicar por palavras minhas.

Primeiro, não sei se podemos falar exactamente de movimento. Neste momento é mais uma conversação, pois não existe ninguém com um plano de implementar isto, ou uma organização que esteja por detrás disto. O que existe é um grupo cada vez maior de pessoas, que estando ou não descontentes com a igreja actual, pretendem voltar a um cristianismo simples, a uma igreja simples, sem as complexidades que lhes foram adicionadas ao longo da história. Mas por outro lado também recuperando algumas das práticas espirituais que se foram perdendo. A principal razão para isso é mesmo viver o cristianismo de uma forma simples e sincera. Ao mesmo tempo, desejam que a igreja seja relevante para a geração pós-moderna que tem vindo a surgir, pois a igreja deve acompanhar a evolução dos tempos.

A forma como isto é feito na prática, varia de grupo para grupo. A maioria reune-se em casas em vez de terem um edifício de igreja. Muitos usam formas alternativas de oração e adoração a Deus. Normalmente o ensino/estudo é algo muito participativo, onde há debate sobre as questões bíblicas, e onde cada opinião tem valor. Dá-se muito valor ao sentido de comunidade, e pouco valor a hierarquias (embora sejam reconhecidos líderes).

Esta definição não pretende ser perfeita, mas espero que transmita um pouco aquilo que está a acontecer pelo mundo todo, e talvez deixar a mensagem a alguns de que não estão sozinhos.

Sem comentários: