02 junho 2005

O Santo Edifício

Igreja, segundo a Bíblia, significa assembleia. No contexto cristão toma ainda o significado de comunidade dos seguidores de Cristo. Não sei o que se passou entretanto, mas quando se pergunta a alguém o que é uma igreja, as pessoas apontam para um edifício, e dizem: "Este edifício é a igreja". Isso criou uma mentalidade em que não é possível ser igreja se não se tiver um edifício. E obviamente, esse edifício tem de ter a estrutura "normal" de uma igreja. Palco, púlpito, bancos, etc.

E então usa-se expressões como: "Onde é a tua igreja?", ou "A que igreja vais?", como se a igreja fosse um lugar, quando na realidade é um grupo de pessoas, que deve conseguir existir independentemente do espaço em que se reunem. O que une as pessoas não pode ser o edifício, têm de ter laços mais fortes do que esses.

A minha igreja (leia-se grupo, comunidade) reune-se em casas. Sim, casas normais. E às vezes é para ver filmes e jogar às cartas. E não é menos igreja por isso. Ou é? Ou só podemos ser igreja se nos juntarmos num edifício "santo"?

Sem comentários: