27 junho 2005

Igreja no Café

Se Jesus viesse agora em vez de ter vindo há dois mil anos, e escolhesse Portugal, onde é que ele iria ter com as pessoas? Bom, por um lado, iria às nossas igrejas instituição, e chamaria de hipócritas a muitos dos religiosos, assim como há dois mil anos o fez com os escribas e fariseus nas sinagogas e nos templos. Mas e onde iria ter com o povo? Onde é que está o povo?

Acho que para a nossa cultura portuguesa, a resposta é nos cafés, bares, discotecas. Se bem que seria um bocado complicado Jesus falar numa discoteca, como é para qualquer um, acho que os cafés e os bares seriam os sítios onde Jesus iria procurar as pessoas.

Ultimamente temos pensado em experimentar uma coisa. Irmos para um café, orarmos, estudarmos a Palavra de Deus, estarmos uns com os outros. Fazer um encontro diferente, não fechados nas nossas casas, mas no meio da comunidade que está à nossa volta.

4 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Bora lá!

Paula disse...

Por acaso alguns dos melhores momentos de comunhão que já vivi e tb bons momentos de conversa foi no café! É mesmo à portuguesa, mas é verdade... talvez Jesus tivesse ido aos cafés, bares e outros locais.
Bora fazer o mesmo!

cxp disse...

Buga!..posso nao ter mto o habito de tar no café.. mas é engraçado como 1 miga q sempre tem morado p/Graça, Alfama.. m diz o mm.. q onde + gosta de tar e s identifica é com o pessoal dessa zona, nos cafés, no dizer bom dia, boa tarde vizinha... Tenho estado por lá às vzs e é adimirável, como do nada, toda a gente está ali 1s para os outros.. comunidade(s) à séria, espalhadas p/este Portugal fora, nos becos + pequeninos e zonas + antigas das cidades; mas cheios de vidas verdadeiras e tb ansiosas de 1 olá, bom dia, como vai?..
Tenho sonhado c/cafés ;)... espaços em q as pessoas vem para tar 1s com os outros, mas tb pa ter 1 espaço de sossego, descanso e mm tar c/Deus!

Nuno Barreto disse...

Também tenho sonhado com um espaço assim como descreves. Vamos ver o que aparece.