08 junho 2005

Mas isto é um blog sobre igreja ou quê?

Claro que é. Se alguém não achar isso, é porque certamente tem um conceito de igreja bem diferente do meu. Porque ser igreja tem tanto de convívio, como de relacionamento com Deus. Ser cristão é pertencer a uma comunidade de pessoas que se relacionam (uma comunidade de pessoas que se relacionam, eis um conceito inovador!), comunidade essa que, individualmente e em conjunto, procura o mais possível servir a Deus e ter um relacionamento com ele. É nessa igreja que eu acredito.

Da última vez que eu reparei, entrar numa garagem não fez de mim um carro. Provavelmente entrar num edifício-igreja não fará de mim um cristão. Nem faz de mim parte de uma comunidade, como ir ao cinema também não faz.

Quando vou com o Neo apreciar a criação de Deus (aves), isso é ser igreja. Quando vou a um piquenique com o pessoal, disfrutar do que Deus nos dá, isso é ser igreja. Quando marco uma caracolada ou uma jogatana com o pessoal, isso é definitivamente ser igreja. Ir a uma missa/culto semanal pode ser ou não ser igreja.

5 comentários:

Anónimo disse...

e será que faz de nós igreja se formos a uma caracolada, ou jogatana, ou outra coisa qualquer que refere? o que é igreja? do Lat. ecclesia < Gr. ekklesía, assembleia

s. f., templo dos cristãos (grafado com inicial minúscula);
Relig., sociedade religiosa fundada por Jesus Cristo;
comunidade dos cristãos;
cada um dos grupos em que se fraccionou a Igreja Católica, designadamente a Igreja Ortodoxa, a Igreja Protestante, a Igreja Evangelista, etc. ;
conjunto dos fiéis, ligados pela mesma fé e sujeitos aos mesmos chefes espirituais;
catolicismo.

Anónimo disse...

Assembleia pode ser numa Igreja formal ou não.

Assembleia pode e deve ser o corpo de Cristo e não um espaço.

Nuno Barreto disse...

Como disse e muito bem, assembleia pode ser uma igreja formal ou não. Uma caracolada e uma jogatana é sem dúvida uma assembleia. E é igreja se for feito por um conjunto de pessoas cristãs.

A igreja é a comunidade dos cristãos. Sempre que os cristãos se reunem, seja qual for a razão, isso é ser igreja.

E claro, concordo que uma caracolada ou uma jogatana por si só não faz que isso seja igreja, visto que um elemento essencial é que haja cristãos no grupo.

Obrigado pela contribuição ao debate.

Anónimo disse...

Pois é, somos igreja a partir do momento em que nós, cristãos, nos reunimos, seja onde for.
Como disse Jesus, viria o tempo em que os verdadeiros adoradores não o adorariam em Jerusalém ou em Samaria, ou noutro lugar qualquer (acrescento eu) mas em Espírito e em Verdade.
Ou seja, seja onde for que estejam crentes reunidos, estão a ser o Corpo de Cristo.

Nuno Barreto disse...

Muito bem dito, Allan. Eu não diria melhor.