24 agosto 2005

Google Talk e Mensageiro do Sapo

Finalmente aconteceu aquilo que já estava à espera há algum tempo. O Google lançou um IM, o Google Talk baseado em Jabber, para concorrer com o MSN e afins. Já lá podem ir fazer o download. Permite aquilo que todos os outros permitem, aí não há grandes novidades. Os users do cliente são as contas do gmail.

Porque é que isto é bom? Por duas razões principais. Primeiro, porque finalmente temos alguém grande a usar o Jabber como protocolo. O Jabber é um protocolo standard que qualquer um pode usar, existem n aplicações diferentes que usam esse protocolo, por isso não é preciso uma aplicação específica para usar o protocolo (ver mais vantagens aqui). Segundo porque o Sapo também tem um IM baseado em Jabber, com montes de funcionalidades, que pode ser encontrado aqui. E visto que ambos usam jabber, quem tem o Mensageiro do Sapo pode adicionar contactos do Google Talk à sua lista. Isso vai ser bom para o Sapo, na minha opinião, e o que é bom para o Sapo é bom para mim, visto que trabalho lá :).

1 comentário:

Anónimo disse...

interessante... eu aderi há algum tempo ao Menssenger do sapo (embora tenha também o msn), e já estava a ficar desanimado com ele porque todos os meus contactos recusam-se a aderir ao sapo (persistem em ficar no msn). É uma pena porque de facto é muito bom e não fica atrás do msn (acho que até é melhor).
Eu também aconselho a derirem ao Messenger do Sapo (não é por trabalhar lá - hehehe)