25 agosto 2005

Testemunhas de Jeová

Um pensamento que tive ontem ao cruzar-me com dois testemunhas de jeová (mais exactamente a coisa chama-se Torre de Vigia) na rua. Nunca os vi a fazer trabalho social. A igreja católica faz resmas de trabalho social, os mórmons também fazem algum, os evangélicos mais ou menos, e quase qualquer seita que me lembre faz trabalho social. Fora os satanistas, mas também isso seria contra a sua cultura, acho. Budistas, islâmicos, todos fazem trabalho social. Não me consigo lembrar de mais nenhuma religião que não o faça.

Provavelmente estou errado, se calhar até fazem algum trabalho social do qual não tenho conhecimento. Alguém conhece?

A título de piada, porquê Torre de Vigia? Tem alguma coisa a ver com o Sauron do senhor dos anéis?

3 comentários:

Paula disse...

Gostei especialmente das 2 últimas perguntas... hehehe

Anónimo disse...

Eu acho que fazem mas só a nível interno, não para a sociedade em geral.

Anónimo disse...

Pois é!Nunca tinha percebido a analogia entre o sauron e as testemunhas de Jeová :DD.Eu posso dar uma achega porque trabalhei numa empresa que estava pejada deles(quase condição pra se trabalhar lá!).Ao que vi nem todos dão testemunho, pelas acções, daquilo que pregam.Mas isso tambem muitos dos cristãos, infelizmente.
De facto o apoio social que eles fazem é sectarista, ou seja, cuidam dos deles.Quem tem necessidades deve primeiro ingressar nos "quadros" e depois tem o apoio que necessita para as suas necessidades,mas da instituição e não das pessoas.Ou seja não existe a responsabilidade de cada um tentar suprir a necessidade do proximo.Dentro do genero acho que talvez seja mais eficaz,ou seja ,com as ofertas que cada um dá á igreja elas são canalizadas para ajudar os proprios membros.Pelo menos foi o que me apercebi pelas poucas conversas que tive com eles acerca deste assunto. São extremamente discretos nestas matérias.