24 agosto 2005

Persistir até ao fim

"E não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido." (Gálatas 6:9)

Hoje em dia não queremos nada disto. Leva demasiado tempo. Desistimos demasiado cedo, se a coisa não dá os resultados esperados em 6 meses, então passamos imediatamente para outra coisa. Isto porque não temos verdadeira convicção da nossa missão. Temos antes uma certeza dos alvos que queremos alcançar, e vamos experimentar mil e uma maneiras de os alcançar.

Eu não estou a dizer que devemos seguir cegamente na mesma direcção independentemente de tudo o que acontece. Mas estou a sugerir que em vez de esperarmos resultados rápidos e fáceis, precisamos pensar diferente, e estar dispostos a perseverar até ao fim. Porque se estamos a fazer o bem, a seu tempo colheremos. Precisamos é perceber que bem é esse que precisamos fazer, e persistir nisso, até que haja colheita.

2 comentários:

Paula disse...

Pois é, somos muito impacientes...

marta disse...

É bem verdade... a sociedade em que vivemos atira-nos para o ‘rápido’, o ‘já’, o ‘agora’...e é um verdadeiro choque frontal quando temos que ‘esperar’, ‘insistir’, ‘perseverar’.
Muitas vezes, sem nos darmos conta, no meio de tanta azáfama esquecemo-nos que a satisfação íntima é imediata e a mais importante... e aquela que infelizmente não chegamos a desfrutar, pois a expectativa de uma retribuição visível conduz-nos à frustração e ao desinteresse
Continuação de boa semana!