30 agosto 2005

Katrina

O furacão katrina varreu New Orleans. Os efeitos foram desvastadores, e o pior veio a acontecer, uma vez que um dos diques rebentou.

O que mais me impressiona no meio disto tudo é a quantidade de pessoas que resolveu ficar lá mesmo sabendo que o furacão ia lá passar. E impressiona-me principalmente pois sabia-se que se os diques rompessem, a cidade ia ter uma cheia de cerca de 6 metros. Muitas das casas têm pouco mais que essa altura.

Se eu tivesse convicção de que a minha casa aguentava um furacão, era capaz de ficar. Mas se soubesse que havia a possibilidade de a minha casa ficar submersa, aí podem ter a certeza que não ficava para ver.

update: Parece que muitas pessoas ficaram lá porque o plano de evacuação era basicamente: Quem tem carro foge, quem não tem fica. Escusado será dizer que quem se lixou foram os pobres.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os pobres sao quem sempre se dá mal, e nos estados unidos, reino do capitalismo absoluto e selvagem isso nota-se particularmente em situaçoes como esta e semelhantes: basicamente quem nao tem seguro(das dezenas q os americanos tem) nao é considerado humano, sistema publico de saude é coisa que nao existe...e é assim na capital do lucro, lucro e nada mais, assusta-me quando os nossos governantes falam arrogantemente e utopicamente em tornar o nosso pais concorrencial, olhem para os seus parceiros e vejam oq ganharam, a suecia nao é concorrencial e no entanto tem um padrao de vida elevado assim como outros paises, nao deveriamos olhar pra eles?? So pa terminar, naop devemos olhar para os pobres e desfavorecidos como parasitas, pois a sua situaçao essa sim é criada por pessoas, essas sim parasitas sem escrupulos,o nosso dever enquanto pessoas que lutam todos os dias pela vida e q procuram melhorar a dos demais seja aq nivel for é o de lhes prestar homenagem e ajuda incondicional...