07 outubro 2005

Evolucionismo, Criacionismo, e os outros ismos

Dizer que existem duas visões do começo dos tempos, o evolucionismo e o criacionismo, é uma afirmação bastante redutora. Vou tentar fazer uma exposição das várias formas de ver o início de tudo.

Criacionismo terra jovem: Acreditam que tudo foi criado por Deus há sensivelmente 6000 anos atrás, e que a terra tem essa idade. É a posição mais conservadora.

Criacionismo terra velha: Acreditam que a terra foi criada há milhões e milhões de anos, mas o ser humano foi criado muito mais recentemente. A explicação para isso varia. Uns acreditam quem em Génesis 1:2 existe um intervalo de bibliões de anos, outros que os 6 dias de Génesis são na realidade 6 períodos de biliões de anos. Outros ainda acreditam que houve uma criação progressiva, com períodos de criação espontânea e outros de processo "evolutivo" moldado por Deus.

Criacionismo evolutivo: Acreditam que Deus criou todas as coisas, e que o processo evolutivo foi uma ferramenta usada por Deus para a criação de tudo o que temos.

Desenho Inteligente: É muito parecido ao criacionismo evolutivo. Não afirmam que Deus criou o universo, mas afirmam que certas coisas do universo e do ser humano são melhor explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo indirecto como a selecção de espécies de Darwin.

Evolucionismo: Isto é o que aprendemos na escola, que houve o Big Bang, e a partir daí houve um processo evolutivo que continua até hoje.

6 comentários:

entre-aspas disse...

E é curisos como ao fim deste tempo todo, apesar de todas as falácias e falsos argumentos, a teoria evolucionista pura é a única a ser ensinada no sistema de ensino, quando muitos dos professores que a leccionam nem sequer concordam com ela.

"... e tomarão a mentira por verdade e a verdade por mentira..."

Jorge Oliveira disse...

Nuno desculpa se sou demasiado redutor, mas depois ler o teu post ainda fiquei mais convencido fiquei que só existem 2 visões do início da vida, ou foi Deus ou não foi! :)))
Eu creio que foi Deus.
Redutor... não?

Nuno Barreto disse...

Sim, bastante :)

Se bem que o "desenho inteligente" não diz quem é essa entidade criadora. Até podem ser extra-terrestres.

Anónimo disse...

entre-aspas

O mais incrível é que a teoria evolucionista está cheia de "buracos" e contradições gritantes (daí o surgimento do tal Desenho Inteligente) mas contínua ser apresentado como um facto perfeitamente provado.

Ver para crer disse...

Julgo que Darwin não pensava a origem do mundo e do homem e de tudo afinal, sem a colaboração dum criador.
São dele estas palavras:
«Jamais neguei a existência de Deus. Penso que a teoria da evolução é totalmente compatível com a fé em Deus. O argumento máximo da existência de Deus, me parece ser a impossibilidade de demostrar e compreender que o universo imenso, sublime acima de toda a medida, e o homem, tenham sido frutos do acaso». DARWIN

José Avlis disse...

Amigos
O evolucionismo moderado e experimental de Darwuin (que não o empírico ou racionalista de certos pseudo-cientistas/filósofos ateus e agnósticos) só prova que Deus existe mesmo, ou seja, que é o princípio e o fim de todas as coisas, com mais ou menos evolução a nível dos três reinos da natureza, dentro do modelo de que a semente original de toda a criação foi criada e formatada por Deus, para que acontecesse exactamente como o Criador permitiu, e nada mais que isso, mormente a respeito do Homem, a obra-prima...
Se nem Deus existe por acaso (embora como Ser Incriado), muito menos o mundo material/temporal, que de contrário, isso sim, seria o cúmulo dos absurdos.
JM