24 outubro 2005

Questionar é bom?

Eu acho que sim. A minha experiência tem me ensinado que quanto mais questiono aquilo que acredito, mais firmes ficam as crenças que têm uma boa base. E é a única forma de alterarmos em nós aquilo que está mal.

Questionar é bom, e os líderes não devem ter medo disso. Questionar as coisas não é pôr em causa a liderança de uma igreja. É progredir. Nenhum de nós conhece toda a verdade. Nenhum líder conhece toda a verdade. Todos nós somos pessoas com crenças incompletas, que necessitam de ser questionadas, aperfeiçoadas, fundamentadas. E se não as questionarmos, isso não vai acontecer.

Falando dos judeus de Bereia, Lucas disse o seguinte: "Estes tinham sentimentos mais nobres do que os de Tessalónica, e acolheram a palavra com maior interesse. Examinavam diariamente as Escrituras para verificarem se tudo era, de facto, assim." (Actos 17:11)

Questionar é crescer.

6 comentários:

Filipe Spinner disse...

Questionar é dialogar. Concordo plenamente contigo. A reflexão crítica é fundamental para a construção de uma identidade eclesiástical, quer seja local, regional ou denominacional.

Eliot D. Chambers disse...

Great post!

Uma fé que conforta, mas não confronta, não cresce. Lembro-me do que disse Dostoievski:

“Não é como criança que creio em Jesus Cristo e o confesso. Meus hosanas nasceram de uma fornalha de dúvidas”.

Abraço fraterno do Eliot.

Paula disse...

Sim, e as pessoas não têm de se sentir ameaçadas quando questionamos o que elas dizem... Questionar é crescer, sem dúvida!

jc disse...

As crianças quando estão a crescer, têm a fase dos porquês...

O pai, porquê isto???

Porquê aquilo???

Porquê???

Nos também somos assim...

Evai chegar uma altura que as outrora crianças, vão ter de responder aos "porquês" de outros!

Nuno Barreto disse...

é verdade :)

Ego Ipse disse...

Foram os de Bereia MAIS SÁBIOS por isso mesmo! Ao questionarmos fortalecemos as nossas convicções e neste caso tornamo-nos não cristãos por causa dos outros, conjunturas e etc... mas vivos e convictos em Cristo