24 outubro 2005

Questionar é bom?

Eu acho que sim. A minha experiência tem me ensinado que quanto mais questiono aquilo que acredito, mais firmes ficam as crenças que têm uma boa base. E é a única forma de alterarmos em nós aquilo que está mal.

Questionar é bom, e os líderes não devem ter medo disso. Questionar as coisas não é pôr em causa a liderança de uma igreja. É progredir. Nenhum de nós conhece toda a verdade. Nenhum líder conhece toda a verdade. Todos nós somos pessoas com crenças incompletas, que necessitam de ser questionadas, aperfeiçoadas, fundamentadas. E se não as questionarmos, isso não vai acontecer.

Falando dos judeus de Bereia, Lucas disse o seguinte: "Estes tinham sentimentos mais nobres do que os de Tessalónica, e acolheram a palavra com maior interesse. Examinavam diariamente as Escrituras para verificarem se tudo era, de facto, assim." (Actos 17:11)

Questionar é crescer.

5 comentários:

Lev T. disse...

Questionar é dialogar. Concordo plenamente contigo. A reflexão crítica é fundamental para a construção de uma identidade eclesiástical, quer seja local, regional ou denominacional.

Edson Camargo disse...

Great post!

Uma fé que conforta, mas não confronta, não cresce. Lembro-me do que disse Dostoievski:

“Não é como criança que creio em Jesus Cristo e o confesso. Meus hosanas nasceram de uma fornalha de dúvidas”.

Abraço fraterno do Eliot.

Paula disse...

Sim, e as pessoas não têm de se sentir ameaçadas quando questionamos o que elas dizem... Questionar é crescer, sem dúvida!

Anónimo disse...

As crianças quando estão a crescer, têm a fase dos porquês...

O pai, porquê isto???

Porquê aquilo???

Porquê???

Nos também somos assim...

Evai chegar uma altura que as outrora crianças, vão ter de responder aos "porquês" de outros!

Anónimo disse...

Foram os de Bereia MAIS SÁBIOS por isso mesmo! Ao questionarmos fortalecemos as nossas convicções e neste caso tornamo-nos não cristãos por causa dos outros, conjunturas e etc... mas vivos e convictos em Cristo