10 outubro 2005

Ser líder pelo exemplo

Estou cansado de ver pessoas que abusam da sua posição de liderança. Que optam pelo caminho fácil da prepotência, da arrogância, do atropelo, da gritaria, das ordens sem razão. É fácil para o líder enveredar por esse caminho porque é o que custa menos. Basta mandar. Basta exercer a força da sua posição. Basta ameaçar.

O caminho mais difícil é bastante diferente. O caminho mais difícil implica ser um exemplo. Um exemplo de serviço, um exemplo de humildade, um exemplo de amor. E deixar que esse exemplo sirva de influência e inspiração a outros.

7 comentários:

Paula disse...

E se não for assim, não é como CRisto

Anónimo disse...

Um verdadeiro líder não toma o poder por si mesmo. A autoridade de um líder não é ganha pela força, mas porque um certo número de pessoas viu em alguém as qualidades necessárias para a liderança (exemplo de trabalho, humildade, capacidade para dirigir e organizar, etc.), e toma a decisão de se “submeter” à sua direcção. O gritar, o exigir com prepotência e arrogância, o pisar outros... origina ditadores.
Concordo contigo Nuno. Enquanto as pessoas não entenderem isto, iremos ter sempre ditadores. (jf)

Anónimo disse...

Falas de igrejas evangélicas!? Se sim, eis mais um aspecto para valorizar na minha congregação.

Nuno Barreto disse...

Eu nunca falo apenas de igrejas evangélicas, nem católicas, nem protestantes, nem ortodoxas. Eu falo de princípios que na minha opinião devem ser aplicados em todas.

Cada caso é um caso, e cada igreja tem os seus defeitos e virtudes. Por isso, algumas das coisas que digo aplicam-se mais a umas igrejas do que outras.

Neste caso concreto, quando mais hierarquizada a igreja, mais provável é que apareçam ditadores.

Anónimo disse...

Isso, para mim, não é ser lider... É ser chefe...

E uma empresa, uma igreja, ou seja o que for, com chefes, não vai a lado nenhum...

Nuno Barreto disse...

Ora aí está uma boa afirmação. Ser líder é diferente de ser chefe.

Vilma disse...

O bom lider precisa de saber exercer autoridade e não poder.
Li um livro excelente sobre liderença que te aocnselho, e de onde tirei estas passagens:

Poder - É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a tua vontade, por causa da tua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade - A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que tu queres por causa da tua influência pessoal. Alguém por quem atravessamos paredes.
"O Monge e o Executivo" - Uma história sobre a essência da liderança
James C.Hunter