17 outubro 2005

Saída de Campo a Peniche e Lagoa de Óbidos

Este Domingo fui a mais uma saída de campo da SPEA. Foi uma saída interessante. A Paula foi comigo, como se pode ver aqui (estamos a usar o telescópio da esquerda).

A parte de Peniche foi muito boa em termos de aves marinhas. Mas sem dúvida que nesse aspecto a saída às Berlengas foi muito melhor, pois via-se os pássaros mais de perto. E ficou claro para mim que observação de aves marinhas a partir de terra, têm de ser feitas com telescópio.

A parte da Lagoa de Óbidos desapontou-me um bocado. Apesar de termos visto bastantes espécies, a maioria estava longe (essencial o telescópio). E a variedade não foi muita. Tanto o Estuário do Tejo como o Estuário do Sado são muito melhores.

Vi duas espécies novas, ampliando a minha conta para 151. A Torda-mergulheira (alca torda) e o Ganso-de-faces-pretas (Branta bernicla). Em termos de fotos foi fraco, mas ainda consegui duas mais ou menos.

Alvéola-branca juvenil (Motacilla alba):
Alvéola-branca juvenil (Motacilla alba)

Gaivota-de-patas-amarelas (Larus cachinnans):
Gaivota-de-patas-amarelas (Larus cachinnans)

Sem comentários: