21 outubro 2005

Todo o mundo está ligado

Estamos ligados a todas as pessoas no mundo através de 6 relacionamentos, no máximo. Esta frase não é absolutamente verdadeira(1), pois tem em conta o mundo desenvolvido, mas está muito próximo da verdade.

Tendo em conta isto, pensar que influenciar os nossos relacionamentos é muito pouco, é uma visão muito limitada da nossa vida. Nós podemos influenciar apenas os nossos relacionamentos, é verdade. Mas essas pessoas conhecem outras pesssoas, que conhecem outras pessoas, e assim por diante. Se cada um de nós fizer o pouco que podemos fazer com os relacionamentos que temos, o potencial de atingir toda nossa comunidade local é imenso. Nem penso no mundo todo, nem no país todo, mas na cidade em que vivemos.

Isso deve criar em nós um sentido de responsabilidade. Responsabilidade porque tudo o que fazemos tem consequências a nível global. Por exemplo, se eu deitar lixo para o chão, posso estar a influenciar outros negativamente, que farão o mesmo. Se eu reciclar, estou a influenciar outros positivamente, que podem começar a reciclar, e eles próprios poderão ser de influência para outras pessoas que eu nem conheço.

O processo de mudança de uma sociedade começa sempre por uma pessoa que influencia outra, e que com isso gera uma acção em cadeia.

(1) KLEINFELD, Judith S. "Could it be a big world after all?"

Sem comentários: