19 outubro 2005

O tradição e a doutrina

Quase toda a igreja-instituição tem uma tradição. Pode ser uma tradição escrita ou não, mas têm. E as pessoas tentam seguir à risca essa tradição o melhor que podem. O problema é quando a tradição se confunde com a doutrina.

A doutrina é algo imútavel. A verdade continua a ser a verdade seja em que época vivermos. Mas a forma como vivemos essa verdade pode mudar. Se eu louvo a Deus numa casa, num jardim, ou numa nave espacial é indiferente, desde que continuemos fiéis à doutrina.

As pessoas vêem com maus olhos a mudança na igreja porque pensam que a tradição é doutrina, mas não é. Defendem a sua tradição como se de doutrina se tratasse, como se fosse a única forma de viver o cristianismo. A forma de viver o cristianismo deve seguir o evoluir dos tempos. Uma igreja estagnada no tempo é uma igreja irrelevante para os que mais precisam dela.

2 comentários:

Paula disse...

O teu post fez-me lembrar uma definição de cultura que aprendi. Cultura é tudo o que o homem acrescenta à Natureza.
Adaptando, Tradição é tudo o que o homem acrescenta à doutrina, à Bíblia.

Ver para crer disse...

O que interessa é avaliar as tradições: as negativas, as indiferentes, as positivas.
O actual Sínodo deixa-me um pouco perplexo. Será mesmo positivo continuar a ordenar só padres celibatários? Será o melhor para a difusão do Evangelho prescindir da ordenação diaconal e presbiteral das mulheres?