02 julho 2005

Conhecer a verdade

"Então, Jesus pôs-se a dizer aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.'" (João 8:31-32)

Durante este mês, o tema da liberdade vai ser um tema recorrente aqui no blog. Gostava que não encarassem nenhum dos posts como uma solução final, ou como a explicação, mas que os encarassem como um processo de procura da verdade, em que espero que todos sejamos participantes.

Jesus disse claramente aos discípulos (os que já fazem parte da igreja), que se permanecessem fiéis à mensagem de Cristo, seriam seus discípulos de verdade, conheceriam a verdade, e essa verdade os libertaria. É engraçado que o versículo 32 é muitas vezes tirado do contexto (para variar). Dentro do seu contexto, tudo indica que a liberdade não é algo imediato no momento da conversão, mas que é um processo ao longo da vivência cristã. À medida que vamos aprendendo a ser mais fiéis à mensagem, e que vamos conhecendo essa verdade, vamos ficando cada vez mais livres. Livres da nossa natureza pecaminosa, que nos amarra e escraviza. E não só. O que acham?

5 comentários:

Paula disse...

Eu acho que sim, a liberdade é algo que é gradual, mas tb pode ser repentino. Aconteceu comigo.
Nem todos os filhos de Deus são livres logo, para mim, nem todos conhecem verdadeiramente a verdade. Para mim, o conhecer a verdade implica acçaõ de deus em nós, não é apenas conhecermos/sabermos determinadas coisas... Eu própria, sabia uma série de coisas mas há quase um ano atrás Deus abriu os meus olhos para uma parte da "verdade" e eu fui automaticamente liberta de uma série de coisas... e não sou a mesma pessoa desde aí...
Para mim a libertação pode ser gradual ou repentina.

Nuno Barreto disse...

Também pode ser que precises de ser liberta ainda mais :)

Era um bocado isso que eu queria dizer. Todos nós temos uma medida de liberdade, mas podemos ser mais livres ainda.

Paula disse...

Sim, tens razão, Nuno.
Eu não quis dizer que já sou totalmente liberta. Quis dizer é que pode acontecer repentinamente. Mas, claro, continuo a precisar de conhecer a verdade e de Ela me libertar. É um processo, sem dúvida nenhuma.

Nuno Barreto disse...

Sim, todos nós estamos nesse processo. E a forma como tu tens progredido nesse processo é inspirador para mim.

Quanto ao repentino, não digo que não aconteça, mas às vezes houve um processo bastante longo que levou a que isso acontecesse, a que se chegasse a um momento em que fez-se luz. Embora por vezes Deus haja repentinamente na vida de uma pessoa, sem dúvida.

Paula disse...

Sim, Nuno, tens razão.
O click que aconteceu na minha vida foi repentino, mas claro, houve um contexto, um processo. Mas o que me abriu os olhos foi esse click.
Eu concluo então que a liberdade Deus dá misturada, num processo em que vão acontecendo clicks pelo caminho.