22 julho 2005

A parábola dos que foram e vieram

Um casal foi para outro país com outra língua e outra cultura, com o objectivo de ajudar as pessoas de lá. Envolveram-se na comunidade, trabalharam com elas, falaram com elas, aprenderam a sua língua e cultura tanto académicamente como na prática.

Outro casal foi para o mesmo, com o mesmo objectivo. Mas procuraram aqueles que falavam a língua deles e tinham a mesma cultura que eles. E procuraram uma escola para aprender a língua e a cultura dos outros, mas só estavam com os outros esporádicamente, até aprenderem bem a língua e a cultura. Passado 3 anos, começaram então a envolver-se na comunidade à sua volta, aos poucos.

Depois de 5 anos lá, ambos os casais voltaram à sua terra. Quando tiveram de prestar contas a quem os tinha sustentado durante todo esse tempo, quem foi visto como bom mordomo dos bens que lhe tinham sido confiados?

3 comentários:

Scott disse...

Nuno,
É bom "ouvir" essa mensagem, pois estou um pouco revoltado por ter que ficar neste país durante tanto tempo. Preferia estar em Portugal (sei que, como americano, isto parece ser ao contrário). No final das contas, não se interesse muito onde é que estou, mas o que faço com o que tenho...

abraço,
Scott

Nuno Barreto disse...

Percebo o qu estás a passar, e espero que possas voltar em breve. Mas tenho a certeza que Deus tem um papel para ti onde quer que estejas.

Paula disse...

Sem dúvida os primeiros fizeram bem!