11 julho 2005

Deus fez coisas inúteis

Deus fez coisas inúteis apenas por questões estéticas. Uma borboleta, como a que fotografei ontem, não tinha necessidade de ser bela. Podia desempenhar a sua função necessária sem precisar da beleza. É muito duvidoso que algo disfrute do facto de ela ser bonita, a não ser o homem. Parece-me a mim que Deus criou toda a diversidade que existe e toda a beleza que existe por nossa causa. Para nosso benefício. É um presente de Deus para nós.

Sinto-me triste quando vejo o homem a destruir este presente de Deus que é a natureza.

11 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Inúteis? Naaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Dependendo da perspectiva, uma coisa pode ser, ou não, inútil. Na minha humilde opinião, tudo o que existe na natureza tem o seu propósito. Deste modo, tudo tem a sua utilidade, mesmo que nós não a consigamos ver, ou disfrutar dela.
Será a beleza inútil?

Vilma disse...

Nada do que Deus criou é inutil! Mesmo aqueles insectos que por vezes são-me repugnantes... não são inuteis! :))

Nuno Barreto disse...

Se calhar expliquei-me mal. Eu não estou a dizer que a borboleta é inútil, mas que a sua beleza não tem utilidade. E quando falo de utilidade, falo de utilidade prática, aquilo que os evolucionistas dizem que causa a evolução das espécies. De que forma a beleza da borboleta é útil para a sua auto-preservação?

Anónimo disse...

Pois eu entendo o teu ponto de vista. Mas quem sabe se as cores que a borboleta ostenta não fazem parte integrante da sua subsistência? Talvez a beleza dela sirva para algo que ainda não foi descoberto.

Vilma disse...

Pois aí está a beleza dela: para os nosso olhos! Deus não é maravilhoso?

Anónimo disse...

É verdade...

Basta cada um de nós olhar para os seus próprios talentos

Nuno Barreto disse...

A arte é uma dádiva de Deus. Acho que a arte devia ser mais usada na igreja.

Paula disse...

Sem dúvida que a arte agrada Deus.
Ele é um artista!

Pedro Figueiredo disse...

herm, a borboleta *evolui'u* para ser bela porque isso lhe deu vantagens. as que na~o evoluiram para ser belas pura e simplesmente na~o existem hoje porque na~o se reproduziram.

Nuno Barreto disse...

E eu que pensava que haviam borboletas feias... Mas pronto, pelos vistos é uma questão de gosto.