01 julho 2005

O que é uma igreja simples?

Isso é fácil de responder no geral, difícil de responder no concreto, e ainda mais difícil quando tentamos praticar.

Igreja simples é o que obtemos quando nos livramos de tudo o que tem sido adicionado ao longo de dois mil anos de igreja, tudo o que não é necessário. Tradições, normas, práticas que vão além do que está nas Escrituras, e do retrato mais próximo que temos da igreja simples, que é a igreja do primeiro século. Igreja simples é o que fica depois de reter apenas o essencial, o importante, e depois de nos libertarmos do acessório, de tudo o que cria entropia no relacionamento com Deus e com os outros.

Eu espero que este blog seja uma resposta a essa pergunta. Não uma reposta final e imediata, mas uma resposta que todos nós vamos construíndo ao longo do tempo, tema a tema. E tendo a humildade de reconhecer que existem mais coisas a mudar do que aquelas que seremos capazes de ver.

Uma resposta parcial à pergunta, seria que a igreja simples é uma comunidade de discípulos de Jesus, que procuram viver o amor a Deus e ao próximo.

1 comentário:

Paula disse...

Acho que o teu blog tem respondido a essa pergunta aos poucos.
Acho que é uma comunidade de Filhos de Deus que juntos lhe prestam culto, o servem e anunciam junto desta geração, em que quem lhes dirige é o próprio Deus, o seu Espírito, e nada mais. Nem regras, nem culturas, nem hábitos.