13 julho 2005

Syndication

Não tem nada a haver com sindicatos. É uma forma de sabermos quando há um novo artigo nos sites que mais gostamos de ver, como por exemplo o meu blog. Para usarmos precisamos de um programa próprio, que funciona um bocado como um programa de email. De tanto em tanto tempo vai verificar se existem artigos novos nos sites, e avisa se houver, permitindo depois visualizar esses mesmos artigos. A grande vantagem é não termos de ir repetidamente ao site ver se há artigos novos.

Para os mais iluminados que usam Mac, o melhor programa é o NetNewsWire (se forem até à parte de baixo da página encontram o NetNewsWire Lite, que é a versão grátis). Para as pessoas que ainda são obrigadas a usar Windows, o FeedReader é mais ou menos e é grátis. Quanto ao pessoal de Linux, devem estar carecas de saber o que isto é.

Depois é só subscreverem os feeds dos sites que tiverem RSS ou Atom. Para o meu blog está aqui. Alguns blogs têm feeds mesmo sem os anunciarem. Por exemplo, todos os blogs do blogspot têm, por defeito, um feed. Basta adicionar o blog que o programa encontra logo o feed respectivo.

Isto é mais simples do que parece, e percebe-se melhor na prática, por isso, experimentem, e vejam o resultado. Vale a pena. É claro, os donos dos blogs vão ficar sem esses acessos nas estatísticas, mas paciência.

3 comentários:

Fernando Almeida disse...

Obrigado pela dica. Estava mesmo intrigado sobre a forma como consegues manter-te actualizado na leitura dos blogs de outros... :-)

Nuno Barreto disse...

Pois é, estou a revelar todos os segredos do ofício :)

Jorge Oliveira disse...

:))))
Eu já sabia! ( mas a dica foi do Nuno)
:))))