04 julho 2005

Os dons de todos para a edificação de todos

"Que devemos fazer, então, irmãos? Quando vos reunis, e cada um de vós tem um hino a cantar, um ensinamento a proferir, ou uma revelação, ou um discurso em línguas, ou uma interpretação, que tudo se faça de modo a edificar." (1 Coríntios 14:26)

Quando nos reunimos, todos nós devemos participar na edificação uns dos outros. Cada um de nós tem algo a partilhar com os nossos irmãos. Senti muito isto no último Domingo, em que houve liberdade de cada um usar os seus dons para edificação uns dos outros. Perdemos muito quando temos a coisa tão "organizada" (leia-se burocratizada e sistematizada), que Deus só pode agir dentro dos limites que lhe impomos. Ainda perdemos mais quando os dons dos outros são simplesmente ignorados, e apenas meia dúzia de pessoas têm oportunidade de usar e desenvolver os seu dons.

Vamos criar espaço para que as pessoas possam usar e desenvolver melhor os seus dons.

4 comentários:

Vilma disse...

Certo... e na nossa Igreja o nosso pastor tem querido implementar isso. A questão é que o povo é muito fechado, pouco dado a isso...e é pena, porque quando um testemunha, outro ora de forma espontânea, outro lê algo que edifica, um sugere um canto de louvor, etc., é um tempo de comunhão maravilhoso... porque nos edifica a todos! E nós não deveríamos reter isso, porque o devemos dar. É para isso que nos reunimos: para DAR!

Nuno Barreto disse...

Pois, compreendo a dificuldade. Numa comunidade pequena, como a nossa, é mais fácil de implementar. Daí a importância, na minha opinião, de manter o pequeno no grande, ou seja, grupos familiares/células. Grupos esses adaptados à realidade e cultura da igreja local, nada de cópias.

Paula disse...

POis é, e se a Igreja como está organizada impede que os dons sejam manifestados, alguma coisa está mal, ou alguma coisa tem de mudar.
A minha experiência de Igreja é a de que as pessoas podem ser pouco dadas a isso no início, por falta de "hábito" mas se forem estimuladas isso acaba por acontecer.
Outro problema é que muitas vezes os dirigentes não gostam disso... e isso é que é pena...

Nuno Barreto disse...

Pensando na experiência que tivemos domingo passado, dar oportunidade ao uso dos dons e talentos de cada um é uma experiência impressionante. Cada um participou com algo. Em termos de relacionamento, de Palavra, de presença (sentida) de Deus, foi impressionante.