18 julho 2005

Cursos a miúde

Para nos baptizarmos é preciso um curso. Para casar também. Para tudo é preciso um curso. E porquê? Porque precisamos de ter certeza de que as pessoas sabem o que estão a fazer. E porque é que precisamos de ter a certeza disso? Porque não temos relacionamento com elas. Porque se tivéssemos, saberíamos se as pessoas estão preparadas ou não.

Fazemos os cursos sem relacionamento, exactamente por faltar o relacionamento. E depois da pessoa casar, quando realmente pode precisar de ajuda, não tem relacionamentos que o possam ajudar. Pessoas que a possam encorajar, corrigir, amar. Fazem um curso e depois estão por conta delas.

Se houvesse relacionamentos reais entre nós, talvez não fosse preciso tanto curso. E talvez as pessoas tivessem um apoio muito maior nas dificuldades. Mas tem de ser assim por causa da forma como a igreja está instituída hoje, com regras e burocracias em vez de relacionamentos.

2 comentários:

Paula disse...

POis é, os cursos fazem-me muita comichão...
Se houvessem relacionamentos mais chegados, sim, não eram tão necessários...

Paula disse...

Ah, e, a propósito, só se pode tomar a santa ceia se se for batizado, que por sua vez requer mais de 18 anos e um curso...
Ai meu querido Jesus...