20 julho 2005

Igrejas que estão a pensar diferente

A melhor forma de conhecer algumas, encontra-se aqui. É um relato da viagem de alguém que visitou várias, para recolher ideias para a sua igreja. É uma boa forma de perceber o que está a ser feito na América.

Algumas igrejas americanas que estão a pensar diferente:
Mosaic (Apareceu nas 50 igrejas mais influentes. Vejam os vídeos, são um fartote de rir)
Solomons Porch
Ecclesia Houston
Mars Hill Seattle (Apareceu nas 50 igrejas mais influentes)
Mars Hill Grandville (Apareceu nas 50 igrejas mais influentes)

NOTA: Não queria deixar a ideia de que o movimento emergente é uma coisa americana. Na realidade, o movimento está muito mais maduro na Europa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom, como velho cristão submerso, parece-me interessante um post sobre a definição de "igreja emergente". A sério. Gostava de perceber o vosso movimento.

Nuno Barreto disse...

Já antes escrevi um artigo sobre isso, e está aqui. Outro bom sítio para ter uma ideia geral sobre o que é o Movimento, está aqui.

No fundo procura-se uma igreja simples, sem coisas desnecessárias que lhe foram sendo adicionadas ao longo dos tempos. Agpra como atingir isso, é um caminhada em que todos temos de participar.

Nuno Barreto disse...

Não sei se é informação suficiente, mas quaiquer outras dúvidas que hajam, procurarei responder da melhor forma.

Anónimo disse...

Bom, de todas a igrejas mencionadas gostei sobretudo da de Houston. Do ponto de vista pastoral, claro. Dois meses de sabatical (o nome esquisitos que estes americanos inventam...), logo em Julho e Agosto prometem bastante. Para quando a aplicação de estas ideias tão boas em Portugal?

Nuno Barreto disse...

Penso que aos poucos já estão a ser implementadas, mas não nas igrejas que já existem.